Blog

mais novidades aqui »

Saiba tudo sobre a catarata

Ficar com a visão embaçada causa uma sensação muito ruim. Você perde a capacidade de ler ou dirigir, não consegue diferenciar as cores e pode até achar que a televisão perdeu a nitidez, quando, na verdade, sua vista que está prejudicada. É isso que pacientes com catarata relatam no consultório, em especial pessoas acima dos 40 anos e idosos.  A catarata faz com que o cristalino (a lente natural dos nossos olhos) fique opaco — o aspecto original é transparente — o que dificulta a visualização das imagens.  A boa notícia é que a cirurgia de catarata pode reverter todo esse quadro e trazer de volta a qualidade de vida ao paciente — inclusive em casos mais graves de cegueira. Se quiser entender melhor sobre a doença antes de prosseguir com a leitura, é só conferir este artigo.

PTERÍGEO: CONHEÇA MAIS SOBRE

A "carninha"no olho pode acometer pessoas de todas as idades, das jovens até idosos.

Conjuntivites: Características e Fatores de Risco

Conjuntivites: Características e Fatores de Risco

Cuidados com as alergias oculares

Tratamento com base nos fatores que causam as alergias é o mais indicado.

A Catarata pode aparecer na Infância?

Apesar de freqüentemente acometer idosos, a catarata também é uma das principais causas de cegueira infantil, segundo relatórios da OMS...

Você sabia que a Catarata tem cura?

A visão embaçada assusta muita gente e com razão. A Catarata, principal responsável por esse sintoma, pode levar a cegueira...

O YAG Laser

Você sabe o que é o YAG Laser? O YAG laser é um exame indicado e realizado no tratamento de...

Curiosidades e informações sobre a Catarata.

A catarata é uma opacificação do cristalino do olho que causa diminuição lenta da capacidade visual.

Exame Oftalmológico em Crianças

Outubro é o mês das Crianças, você sabia que é muito importante que elas também façam um exame da visão periodicamente?

Mês e Dia do Doador de Órgãos.

Setembro é o Mês do Doador de órgãos...

Veja todos as postagens »

Cuidados com as alergias oculares

Alergias Oculares

As alergias são causadas por mecanismos de hipersensibilidade a uma determinada substância que pode acometer também a superfície dos olhos.

O principal sintoma é a coceira ou prurido e ocorre em 20% da população, podendo ser mais prevalecente em determinadas épocas do ano e em cidades com grandes indústrias, onde o próprio ambiente de trabalho gera estímulos constantes a reações alérgicas.

Contato com poeira, fumaça, produtos químicos dentre inúmeras outras substâncias podem inicar o quadro de hipersensibilidade alérgica.

Os oftalmologistas subdividem as alergias para facilitar a classificação dos pacientes, identificação de fatores de risco e tratamento direcionado a causa.

Sintomas:

A inflamação que ocorre na conjuntiva ( uma camada da superfície ocular) gera sintomas como ardência, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento constante e coceira.

É muito comum ocorrer por parte de médicos não especialistas confusão a respeito da causa de conjuntivites presentes nas emergências médicas, sendo classificadas como bacterianas , quando em grande parte dos casos se trata de quadros alérgicos agudizados.

Os sintomas não são graves mas afetam o conforto dos pacientes que passam todo o dia coçando ou enxugando as lágrimas.

Tratamento:

O tratamento é baseado em no uso colírios anti-inflamatórios, à base de corticoides e lubrificantes de preferência sem conservantes. A orientação ao paciente quanto aos fatores de risco presentes no seu dia a dia é essencial.

O controle de quadros alérgicos como a rinite alérgica é fundamental uma vez que a agudização de um quadro de rinite pode afetar aos olhos e o tratamento ocular isolado pode não ser plenamente eficaz.

Ao sentir os sintomas de alergias nos olhos, procure um oftalmologista. Quanto antes iniciar o tratamento, maiores as chances de sucesso no tratamento a longo prazo. 

 

Dr. Lucas Vianna Figueiredo

CRM/SC 26342

Oftalmologista

 

 

Imagem ilustrativa disponível na internet.