Blog

mais novidades aqui »

Saiba tudo sobre a catarata

Ficar com a visão embaçada causa uma sensação muito ruim. Você perde a capacidade de ler ou dirigir, não consegue diferenciar as cores e pode até achar que a televisão perdeu a nitidez, quando, na verdade, sua vista que está prejudicada. É isso que pacientes com catarata relatam no consultório, em especial pessoas acima dos 40 anos e idosos.  A catarata faz com que o cristalino (a lente natural dos nossos olhos) fique opaco — o aspecto original é transparente — o que dificulta a visualização das imagens.  A boa notícia é que a cirurgia de catarata pode reverter todo esse quadro e trazer de volta a qualidade de vida ao paciente — inclusive em casos mais graves de cegueira. Se quiser entender melhor sobre a doença antes de prosseguir com a leitura, é só conferir este artigo.

PTERÍGEO: CONHEÇA MAIS SOBRE

A "carninha"no olho pode acometer pessoas de todas as idades, das jovens até idosos.

Conjuntivites: Características e Fatores de Risco

Conjuntivites: Características e Fatores de Risco

Cuidados com as alergias oculares

Tratamento com base nos fatores que causam as alergias é o mais indicado.

A Catarata pode aparecer na Infância?

Apesar de freqüentemente acometer idosos, a catarata também é uma das principais causas de cegueira infantil, segundo relatórios da OMS...

Você sabia que a Catarata tem cura?

A visão embaçada assusta muita gente e com razão. A Catarata, principal responsável por esse sintoma, pode levar a cegueira...

O YAG Laser

Você sabe o que é o YAG Laser? O YAG laser é um exame indicado e realizado no tratamento de...

Curiosidades e informações sobre a Catarata.

A catarata é uma opacificação do cristalino do olho que causa diminuição lenta da capacidade visual.

Exame Oftalmológico em Crianças

Outubro é o mês das Crianças, você sabia que é muito importante que elas também façam um exame da visão periodicamente?

Mês e Dia do Doador de Órgãos.

Setembro é o Mês do Doador de órgãos...

Veja todos as postagens »

Curiosidades e informações sobre a Catarata.

A catarata é uma opacificação do cristalino do olho que causa diminuição lenta da capacidade visual.

Seus sintomas podem incluir visão desfocada, diminuição de sensibilidade às cores, halos à volta das luzes, dificuldade em observar luzes brilhantes e dificuldade em ver durante a noite.

As cataratas são a causa de metade dos casos de cegueira e de um terços dos casos de incapacidade visual em todo o mundo, pois afetam a condução, leitura e reconhecimento de rostos - causando acidentes e até mesmo depressão.

Essa opacificação é formada por depósitos de proteínas ou pigmentos amarelados no cristalino, que diminuem a transmissão de luz para a retina na parte de trás do olho. A maior parte dos casos de cataratas deve-se ao envelhecimento da pessoa. Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão a diabetes, fumar, exposição prolongada à luz do sol e o consumo de bebidas alcoólicas.

O seu diagnóstico é realizado através de um exame ocular simples.

As medidas de prevenção incluem o uso de óculos de sol e deixar de fumar. Na fase inicial os sintomas podem ser aliviados com o uso de óculos. Quando os óculos não resultam, o único tratamento eficaz é uma cirurgia para remover o cristalino opaco e substituí-lo por uma lente artificial. A cirurgia geralmente melhora consideravelmente a qualidade de vida do paciente.

Em todo o mundo há cerca de 20 milhões de pessoas com cegueira provocada por cataratas. A doença é a causa de 5% dos casos de cegueira nos Estados Unidos e de cerca de 60% em partes de África e da América do Sul. A cegueira causada por cataratas afeta entre 10 a 40 em cada 100 000 crianças nos países em vias de desenvolvimento e entre 1 a 4 em cada 100 000 nos países desenvolvidos. As cataratas tornam-se mais comuns com a idade. Nos Estados Unidos, cerca de metade das pessoas com 80 anos apresenta cataratas.

FONTE: Wiki