Blog

mais novidades aqui »

Saiba tudo sobre a catarata

Ficar com a visão embaçada causa uma sensação muito ruim. Você perde a capacidade de ler ou dirigir, não consegue diferenciar as cores e pode até achar que a televisão perdeu a nitidez, quando, na verdade, sua vista que está prejudicada. É isso que pacientes com catarata relatam no consultório, em especial pessoas acima dos 40 anos e idosos.  A catarata faz com que o cristalino (a lente natural dos nossos olhos) fique opaco — o aspecto original é transparente — o que dificulta a visualização das imagens.  A boa notícia é que a cirurgia de catarata pode reverter todo esse quadro e trazer de volta a qualidade de vida ao paciente — inclusive em casos mais graves de cegueira. Se quiser entender melhor sobre a doença antes de prosseguir com a leitura, é só conferir este artigo.

PTERÍGEO: CONHEÇA MAIS SOBRE

A "carninha"no olho pode acometer pessoas de todas as idades, das jovens até idosos.

Conjuntivites: Características e Fatores de Risco

Conjuntivites: Características e Fatores de Risco

Cuidados com as alergias oculares

Tratamento com base nos fatores que causam as alergias é o mais indicado.

A Catarata pode aparecer na Infância?

Apesar de freqüentemente acometer idosos, a catarata também é uma das principais causas de cegueira infantil, segundo relatórios da OMS...

Você sabia que a Catarata tem cura?

A visão embaçada assusta muita gente e com razão. A Catarata, principal responsável por esse sintoma, pode levar a cegueira...

O YAG Laser

Você sabe o que é o YAG Laser? O YAG laser é um exame indicado e realizado no tratamento de...

Curiosidades e informações sobre a Catarata.

A catarata é uma opacificação do cristalino do olho que causa diminuição lenta da capacidade visual.

Exame Oftalmológico em Crianças

Outubro é o mês das Crianças, você sabia que é muito importante que elas também façam um exame da visão periodicamente?

Mês e Dia do Doador de Órgãos.

Setembro é o Mês do Doador de órgãos...

Veja todos as postagens »

PTERÍGEO: CONHEÇA MAIS SOBRE

 

A palavra pterígeo vem do grego Pteron, que quer dizer “asa” e reflete o formato desta lesão ocular muito prevalente em todas as idades.

O pterigeo é uma lesão popularmente reconhecida como “carne crescida” que acomete o a conjuntiva ocular, ocorrendo um crescimento de fibras e vasos sanguíneos, geralmente no lado interno ou nasal dos olhos.

Existem fortes evidências acadêmicas de que a exposição à irradiação ultravioleta ( do sol, por exemplo) favorece o crescimento progressivo desta lesão típica. E em nosso país, devido a grande presença do sol, a prevalência do pterígeo é alta na população.

Por razões ainda desconhecidas o pterígeo pode parar seu crescimento e assim permanecer por toda a vida ou avança progressivamente até afetar diretamente a qualidade visual do paciente.

Além de gerar uma repercussão estética negativa a presença da lesão avermelhada e evidente é acompanhada de uma série de sintomas que afetam a qualidade de vida da pessoa com pterígeo.

SINTOMAS: Ardência, coceira, sensibilidade excessiva a luz, lacrimejamento constante e sensação de areia nos olhos típicos do quadro.

FATORES DE RISCO: Exposição sem proteção a luz solar e quadros alérgicos ou irritativos com coceira constante  sem controle  são importantes fatores de risco para o aparecimento e progressão da lesão.

TRATAMENTO: Em fases iniciais o tratamento de quadros alérgicos e orientações aos fatores de risco feitas por oftalmologista credenciado pode evitar o crescimento e eliminar os sintomas que afetam o dia a dia do paciente. 

É fundamental o especialista avaliar o quadro por completo e atuar nos distintos fatores causadores. 

Quando a lesão é avançada ou afeta a estética do paciente a cirurgia é bem indicada, o uso de diferentes técnicas como a aplicação de colas biológicas minimizam o desconforto pós operatório.

O seguimento contínuo pós cirúrgico é essencial, pois sem cuidados básicos a lesão pode voltar.

 

Dr. Lucas Vianna Figueiredo

CRM/SC 26342

Oftalmologista

Clínica de Correção da Visão

 

Imagem ilustrativa disponível na internet.